Gichin Funakoshi

Gichin Funakoshi

Como toda Arte de guerra, o Karate Jutsu foi concebido para o combate, não para meditação, ascensão espiritual ou disputa de medalhas.

No entanto é fato que duas das culturas mais preponderantes no surgimento dessa Arte Marcial, China e Japão, são intrinsecamente religiosas, tendo essa religiosidade permeado todos os aspectos dessas culturas, e não seria diferente com o Karate Jutsu e as demais técnicas de combate. O que comprova essa teoria é o fato de à exceção do Oriente, não existir no mundo técnicas de combate relacionadas à religiosidade.

O “Te” de Okinawa ou Ti’Gwa, era composto de diversas técnicas, que originaram ramificações como Shuri Te, Naha Te e Tomari Te, além do Tegumi e do Tori Te (duas espécies de wrestling!) que posteriormente seriam denominadas “Toudijutsu ou Karate Jutsu”, e a partir de Sokon Matsumura, idealizador do primeiro estilo de Karate Jutsu, o “Shorin Ryu Toudijutsu” (Karate Jutsu), muitos outros estilos se desenvolveram.


Masutatsu Oyama

Masutatsu Oyama

O que determinaria os caminhos adotados por cada estilo seria basicamente as predileções de seus idealizadores no que diz respeito à filosofia e objetivos propostos, com isso tínhamos como exemplos:

O Karate Shotokan do Mestre Gishin Funakoshi, o mais difundido estilo do Karate em todo o mundo, que enfatiza técnicas de “aceleração linear” e Kime Waza(golpes de choque), extremamente voltado para a cortesia e explicita não violência. Que após a morte de seu idealizador, teve Masatoshi Nakayma como seu sucessor, dando início a transformação do Shotokan em esporte de competição, o que faz com que dessa maneira esse estilo de Karate ganhe o mundo e estabeleça as diretrizes internacionais de competição através da JKA(Japan Karate Association) da ITKF(International Traditional Karate Federation) e WKF(World Karate Federation) principais representantes do Karate esportivo.

O Karate Kiokushin Kai do Mestre Masutasu Oyama. Mestre Oyama estudou diversas técnicas de lutas preponderantemente de golpes de impacto percussivo, que aliadas as suas características de lutador versátil e agressivo consolidaram um estilo altamente comprometido com a eficácia desse tipo de técnicas, enfatizando ás características do antigo Karate circular e o Harai Waza(técnicas de Varredura), o que tornaram esse estilo mundialmente conhecido como Karate de contato.


Hinori Otsuka

Hinori Otsuka

O Karate Wado-Ryu do Mestre Hinori Otsuka, que membro pioneiro do “Shihankai”(Grupo de mestres) do Karate Shotokan acumulava também o título de Grão-mestre em Shindo Yoshin Ryu Jujutsu, escola especializada em Kansetsu Waza(técnicas de chaves articulares).

Essa características de seu idealizador fizeram com que o Karate Wado Ryu fosse uma escola que mesclava a aceleração linear do Shotokan as técnicas circulares do antigo Karate(Ti’Gawa), implementado ainda com inúmeras torções e projeções.

Além dos estilos citados, haviam diversos outros estilos, cada qual, enfatizando o “itinerário” técnico que seus idealizadores julgavam adequados.


ABKJ

Sensei Vinicio Antony

O trabalho de pesquisa da ABKJ tem como objetivo minuciar todo esse conjunto técnico, com base no estudo dos Kata, que representam hoje o maior e mais preciso registro dessas técnicas e apresentá-las a todos, sob uma perspectiva atemporal.

A filosofia da ABKJ consiste em promover esse resgate, técnico, histórico e marcial do Karate, para que nossa Arte passe a ter um significado mais abrangente, e volte a ser eficiente em sua totalidade, ocupando definitivamente em respeito e importância, o seu devido lugar.

Demonstrando que o Karate Jutsu como “Arte” de combate pode alcançar todas as nuanças de uma luta, com técnicas aplicáveis a qualquer campo em que ela transcorra, e de acordo com as características de seu oponente e com a situação apresentada. Definindo-se assim como uma “Arte” de estratégia, inteligência e eficácia.


© Copyright 2014 by ABKJ - Todos os direitos reservados. | Email: contato@abkj.com.br • Tel: 21 976281392